PC

Batman: The Telltale Series – Realm of Shadows – Review

batman-telltale-inside-look

Em uma das tantas surpresas anunciadas durante a cerimônia anual do The Game Awards, a Telltale Games, famosa por seus jogos point and click, apresentou sua terceira série baseada em uma obra consagrada dos quadrinhos. Com o sucesso de The Wolf Among Us The Walking Dead, a desenvolvedora resolveu ousar e investir nas aventuras do bilionário Bruce Wayne e sua persona, o Batman.

Claramente influenciado por obras como House of Cards, o primeiro episódio da série, apelidado de Realm of Shadows, obtém êxito ao apostar na relação intrínseca entre o cenário político e a figura icônica da família Wayne, preparando o terreno para a derradeira disputa por Gotham City.

Hologram_1920x1080

Fornecendo apoio ao aclamado promotor Harvey Dent em sua campanha para o cargo de prefeito, Bruce Wayne precisa conciliar sua luta contra o crescente índice de criminalidade provocado pela conturbada administração de Hamilton Hill e seu papel como principal garoto propaganda e financiador das propostas de Dent. Além disso, o bilionário ainda precisa lidar com os transtornos causadas pela morte de seus pais, acentuado pela figura do morcego que estampa o seu traje durante as noites.

Com tal plano de fundo, a principal proposta do episódio é mostrar que a disputa pelo poder em Gotham não ocorre somente no cenário das ruas, mas se alastra pelo campo jurídico e público. Apresentando uma cidade que se encontra em um avançado estágio de decomposição, a atuação de Bruce dentro da política e em sua cruzada contra o crime pode ser moldada através de decisões em diálogos e investigações, repercutindo pela imprensa e gerando consequências durante a narrativa.

Quanto ao lado da personificação do morcego controlada pelo jogador, a Telltale realiza um bom trabalho ao compreender a essência da atuação do personagem. O lado investigativo ganha peso através da utilização de gadgets, como drones e um computador de pulso, permitindo o planejamento estratégico durante uma situação de conflito. O combate, realizado através de quick time events, explora com sucesso a fluidez e a brutalidade dos golpes, remetendo aos jogos da franquia Arkham.

Por apresentar o início da carreira do vigilante, o estabelecimento de relações com figuras ilustres da mitologia do herói acaba por ser um deleite aos fãs. James Gordon, ainda no cargo de tenente, representa uma importante figura central no cenário policial por se manter incorruptível. Alfred Pennyworth, que aqui apresenta um lado mais paternal do que irônico, segue sendo o braço direito de seu patrão. Entretanto, a figura que rouba a atenção é a de Selina Kyle, que carrega o tom da sensualidade resguardado por réplicas ácidas, garantindo um peculiar embate ao Homem-Morcego.

3096744-grappling_gun_1920x1080

Alvo de críticas há anos, a série do Morcegão iria apresentar uma atualização da engine utilizada nos jogos do estúdio notícia bem recebida pelos fãs da desenvolvedora. Segundo a empresa, a atualização era necessária para a criação de um ambiente parecido com o de uma história em quadrinhos, algo semelhante ao que foi apresentado na série baseada em Game of Thrones, que aparentava ser um quadro pintado a mão.

Contudo, assim como em projetos anteriores da desenvolvedora, problemas na engine ainda são claramente perceptíveis. Engasgadas e momentos de lentidão na modelagem dos personagens, principalmente em cenas de combate, acabam por prejudicar a experiência do jogador, além de provocar o atraso de algumas falas.

batman-tt-1

Com uma sólida introdução ao conturbado cenário político de Gotham e o início de uma sórdida disputa pelo poder, Realm of Shadows funciona como um instigante pontapé inicial para a nova série da Telltale Games. Investindo nos demônios do passado da família Wayne, novos ares são trazidos para uma história contada tantas vezes em diversas mídias, estabelecendo as peças da dinâmica partida de xadrez que está por vir.

Esse texto foi escrito com base em uma cópia de Batman: The Telltale Series para Xbox One cedida pela Telltale Games.

Click to comment

Mais populares:

To Top